Cachapas Venezolanas Fit da Juh Mangabeira
Quando estive na Venezuela, em 2010, me chamou a atenção uma panqueca frita de milho (cachapa), bastante típica, em sua versão doce, consumida com queijo branco. Ela estava presente no café da manhã do hotel e em todas as lanchonetes que encontrava pela estrada (também na versão salgada). Mas me apaixonei pela doce! Considerando que se tratava de um alimento calórico, cheio de açúcar e muito gorduroso, deixei passar esse tempo todo sem reproduzir a receita. Mas hoje acordei com a ideia de fazer as minhas próprias Cachapas Venezolanas Fit.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de milho verde em conserva sem açúcar (cerca de 6cs); - 4 claras e 1 gema; - 1 cs de farelo de aveia; - 1 cs de leite em pó desnatado; - 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça dourada; - 1 cs de adoçante culinário; - Óleo de côco para untar e mozzarella de búfala para rechear (usei 3 fatias pequenas e grossas).
Modo de fazer:
Bati tudo no liquidificador e levei para dourar em frigideira antiaderente untada com óleo de côco, a fogo baixo e tampada. Para facilitar use uma omeleteira ou duas frigideiras antiaderentes untadas com óleo de côco. Quando notar que a cachapa está quase toda cozidinha, descole da frigideira com uma espátula e inverta as panelas.
Depois de pronta, dividi em duas partes e usei a mozzarella como recheio.
Combina muito com um café expresso!